Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Febraban alerta sobre golpes no programa Desenrola Brasil

Por meio de links falsos, criminosos usam técnicas para enganar o indivíduo e conseguir dados confidenciais em transações financeiras

20 de Julho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Federação pontua dicas de segurança para que os interessados possam renegociar suas dívidas com segurança
Federação pontua dicas de segurança para que os interessados possam renegociar suas dívidas com segurança (Crédito: TÂNIA RÊGO / AGÊNCIA BRASIL)

O Programa Desenrola Brasil lançou, na segunda-feira (17), a possibilidade de renegociação de débitos bancários para clientes que tenham renda mensal superior a dois salários mínimos e menor que R$ 20 mil. O objetivo é reintroduzir pessoas com restrição de crédito na economia, contudo, a iniciativa se tornou alvo de aplicação de golpes.

Os golpistas, por meio de links falsos, usam técnicas para enganar o indivíduo e conseguir dados confidenciais e transações financeiras. Para evitar o contratempo, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), ressalta e pede que os cidadãos interessados em renegociar as dívidas dentro do programa só busquem informações dentro dos canais oficiais dos bancos, como agências, no internet banking ou em seus aplicativos bancários.

“É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco. Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que somente é possível renegociar as dívidas nos canais oficiais dos bancos”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Outras dicas de segurança, são: verificar o layout e o domínio do site, se há muitos erros de grafia ou o uso excessivo de maiúsculas e caracteres especiais; atentar-se com selos de segurança, muitas vezes criminosos usam de elementos visuais que passam segurança; se a cobrança for feita em boleto, é importante checar na hora do pagamento se o mesmo está sendo feito realmente para a mesma instituição da pendência.

A Febraban também alerta que a entidade não envia mensagens de texto no Desenrola. Caso receba qualquer mensagem com o logotipo da entidade e/ou de bancos, o cliente deve descartá-la e entrar em contato com os canais oficiais da instituição financeira. (Da Redação)