Buscar no Cruzeiro

Buscar

Wuhan, na China, tenta voltar à normalidade

29 de Março de 2020 às 00:01

Wuhan, na China, tenta voltar à normalidade Crédito da foto: Hector Retamal / AFP

A cidade chinesa de Wuhan, origem do novo coronavírus, se abre progressivamente ao mundo, após dois meses de isolamento quase total, mas as pessoas que chegam à localidade são cuidadosamente examinadas por funcionários que usam trajes de proteção integral.

De maneira simbólica, o primeiro trem de passageiros autorizados desde o início do confinamento chegou na primeira hora de ontem à estação de Wuhan. A imagem foi exibida em toda a imprensa local.

A bordo estavam dezenas de habitantes da cidade que ficaram bloqueados em outras regiões desde o fim de janeiro, quando as autoridades decretaram uma quarentena para frenar a epidemia.

“Minha filha e eu ficamos emocionadas quando o trem se aproximou de Wuhan”, disse uma mulher de 36 anos, que preferiu não revelar o nome. Devido ao confinamento, ela não via o marido há 10 semanas. Uma eternidade para sua filha. Ao vê-lo, ela correu para o pai e eu não consegui evitar o choro”, afirmou.

Até ontem, ninguém estava autorizado a entrar na cidade, com exceção de profissionais da saúde e trabalhadores responsáveis pelo transporte de produtos de primeira necessidade.

O metrô de Wuhan voltou a operar ontem e os ônibus estão novamente nas ruas. Os moradores ainda usam máscaras e evitam os locais com muitas pessoas. Os habitantes terão que esperar até 8 de abril para sair da cidade. (AFP)