Buscar no Cruzeiro

Buscar

UE pode bloquear exportação de vacinas

09 de Março de 2021 às 00:01

UE pode bloquear exportação de vacinas Crédito da foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A União Europeia poderá bloquear novas exportações de vacinas anticovid, advertiu ontem a Comissão, braço executivo do bloco, em um mundo desesperado por conseguir as preciosas doses e frear a pandemia, que evolui de forma desigual na Europa.

Assim, enquanto no Reino Unido e na Alemanha começa a ser suspensa parte das restrições impostas após a detecção de novas cepas do coronavírus, a Hungria e a Finlândia decidiram fortalecê-las.

Na UE, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, advertiu que o bloco comunitário poderá bloquear outras exportações de vacinas anticovid, depois que a Itália reteve uma remessa de vacinas destinadas à Austrália. “Não foi um caso isolado”, explicou a chefe do Executivo europeu ao jornal WirtschaftsWoche sobre o caso da Itália, que superou as 100.000 mortes pela Covid-19 nesta ontem.

Na quinta-feira, Roma anunciou que tinha bloqueado, com o aval de Bruxelas, a exportação de 250.700 doses da vacina da Astrazeneca, produzidas em território europeu e destinadas à Austrália. (Estadão Conteúdo)