Exterior

UE aprova acordo provisório pós-Brexit

UE aprova acordo provisório pós-Brexit
Charles Michel adotou tom mais cauteloso sobre o acordo. Crédito da foto: Kenzo Tribouillard / AFP

Representantes dos 27 países-membros da União Europeia aprovaram de forma unânime o acordo comercial provisório pós-Brexit do bloco com o Reino Unido, segundo informou no Twitter o porta-voz do comitê dos representantes permanentes da UE, Sebastian Fischer.

“Sinal verde para o acordo pós-Brexit: os embaixadores da UE aprovaram por unanimidade a aplicação provisória do Acordo de Comércio e de Cooperação UE-Reino Unido a partir de 1º de janeiro de 2021”, anunciou Fischer na rede social, em postagem republicada por outras autoridades europeias na manhã de ontem.

Conselho Europeu

O presidente do Conselho Europeu (CE), Charles Michel, afirmou que discutiu com o premiê britânico, Boris Johnson, a aprovação provisória do acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia (UE), em postagem no Twitter feita ontem. Michel ressaltou que o pacto ainda está “sob escrutínio”, em tom mais cauteloso do que o adotado pelo primeiro-ministro britânico também em postagem na rede social.

Leia mais  Pesquisa diz que 80% dos japoneses querem adiamento ou cancelamento da Olimpíada

Michel ainda classificou o acordo aprovado por parlamentares europeus hoje como “justo” e “equilibrado”. O presidente do CE disse “esperar ansiosamente” por cooperar com a Grã-Bretanha no combate às mudanças climáticas e à Covid-19, e em questões diplomáticas como ‘aliados que partilham interesses comuns”.

A autoridade europeia ainda cogitou um possível tratado para delinear políticas para pandemias futuras. (Estadão Conteúdo)

Comentários