Buscar no Cruzeiro

Buscar

Twitter investiga ataque em massa

17 de Julho de 2020 às 00:01

Twitter investiga ataque em massa Trump diz que continuará com sua conta na rede social. Crédito da foto: Nicholas Kamm / AFP

Os primeiros elementos da investigação sobre a pirataria de que foi vítima o Twitter na quarta-feira apontam a um espião e suscitam várias dúvidas sobre a integridade das eleições presidenciais americanas ou a segurança da conta de Donald Trump, que tem a intenção de se manter ativo na rede social.

As mensagens, que foram em sua grande maioria apagadas, apareceram nas contas de vários usuários de grande notoriedade.

A conta do presidente Donald Trump, permanentemente usada pelo chefe de Estado e que tem 83,5 milhões de seguidores, não foi afetada.

A porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, afirmou que “o presidente permanecerá no Twitter” e assegurou que a Presidência não está preocupada com as vulnerabilidades da rede social, descobertas na quarta-feira.

Entre as contas atacadas estão as de personalidades políticas de primeiro plano, como o candidato democrata à Presidência, Joe Biden, o ex-presidente Barack Obama e o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.

Também tiveram as contas invadidas o fundador da Microsoft, Bill Gates, e os diretores-executivos da Tesla, Elon Musk, e da Amazon, Jeff Bezos.

Os textos convidavam os seguidores a enviarem em 30 minutos 1.000 dólares em bitcoins para receber a quantia duplicada.

O site Blockchain.com, que monitora as transações em criptomoedas, afirmou que 12,58 bitcoins, equivalentes a 116.000 dólares, foram enviados ao endereço de e-mail mencionado nos tuítes da fraude. (AFP)