Trump diz que sucessor de Al-Bagdadi também foi eliminado
Trump disse que a pessoa que provavelmente seria a primeira na fila para substituir o líder assassinado do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi também foi "eliminada". Crédito da foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP (4/10/2019)
O presidente Donald Trump disse nesta terça-feira (29) que a pessoa que provavelmente seria a primeira na fila para substituir o líder assassinado do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi também foi "eliminada".
"Acabei de confirmar que o substituto número um de Abu Bakr al-Baghdadi foi eliminado pelas tropas americanas. Provavelmente, ele teria assumido o posto principal - agora ele também está Morto!", tuitou Trump, sem identificar essa pessoa ou dar mais detalhes sobre como ela foi morta.
Não ficou claro imediatamente se Trump estava se referindo à morte do porta-voz do EI no domingo (27). As forças curdas anunciaram a morte de Abu Hassan al Muhajir, braço-direito de Al-Baghdadi e porta-voz da organização.
No domingo, o presidente Trump anunciou a morte de Baghdadi durante uma operação militar dos EUA na noite de sábado no noroeste da Síria. O presidente deu uma descrição detalhada do ataque no qual o líder do EI foi encurralado pelas forças americanas e depois se suicidou com seu cinturão de explosivos.
O corpo de Baghdadi foi jogado no mar após a operação de forças especiais, disse à AFP um oficial do Pentágono, para impedir assim que o túmulo em terra se tornasse um local de peregrinação. (AFP)
[irp posts="182521" ]