fbpx
Exterior

Tribunal dos Estados Unidos suspende política de Trump sobre asilo

Juiz considerou que a política de enviar ao México pessoas em busca de refúgio carece de embasamento legal
Tribunal dos Estados Unidos suspende política de Trump sobre asilo
Política do governo americano consiste em enviar ao México pessoas em busca de asilo. Crédito da foto: Justin Sullivan/ Getty Images/ AFP (31/03/2019)

Um tribunal dos Estados Unidos (EUA) suspendeu a política do governo americano de enviar ao México pessoas em busca de asilo, enquanto aguardam pela decisão de seus casos. Nessa segunda-feira (8), o tribunal distrital federal de San Francisco concedeu uma liminar, afirmando que a política carece de embasamento legal.

Segundo o juiz, a política de imigração vai contra compromissos legais de não enviar refugiados de volta a países em que a segurança e a liberdade deles não sejam asseguradas. A medida deve passar a vigorar na sexta-feira (12).

Leia mais  "Nosso país está cheio", diz Donald Trump na fronteira com México

 

Desde janeiro, o governo tem um programa que proíbe a presença em território americano de pessoas em busca de asilo, enviando-as ao México enquanto aguardam a análise do caso.

O programa visa a diminuir o crescente número de imigrantes de nações centro-americanas que chegam à fronteira dos Estados Unidos com o México. Muitos deles entram no país ilegalmente, pedem asilo e, posteriormente, desaparecem antes de suas audiências. Grupos de cidadãos processaram o governo americano, afirmando que a política expõe os migrantes ao perigo. Pediram ainda que ela seja revogada. (Agência Brasil)  

Comentários