Buscar no Cruzeiro

Buscar

Terremoto no Japão deixa 9 mortos e mais de 300 feridos

06 de Setembro de 2018 às 10:45

Terremoto deixou mais de 300 feridos - Japan Out/Jiji Press/AFP

Um terremoto de 6,6 graus de magnitude sacudiu nesta quinta-feira (6) a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, deixando pelo menos nove mortos, cerca de 40 desaparecidos e 300 feridos. Fotografias aéreas mostraram montanhas literalmente divididas em dois por deslizamentos de terra que arrancaram todas as árvores na encosta e enterraram casas inteiras. Militares das forças de autodefesa chegaram à área para participar de operações de resgate. Cerca de 25.000 soldados foram mobilizados.

O epicentro do tremor foi situado 62 km a sudeste da capital regional, Saporo, apenas dois dias após um tufão causar importantes danos na região ocidental de Osaka. O terremoto foi seguido por um abalo secundário de 5,3 graus e por outros tremores menores. A Agência Meteorológica japonesa anunciou uma leve elevação do nível do mar nas zonas costeiras, mas não emitiu alerta de tsunami.

[irp]

Os bombeiros evacuavam os demais habitantes de Atsuma de helicóptero. Oito casas desabaram, e os socorristas trabalham à procura de possíveis vítimas soterradas, segundo o Corpo de Bombeiros. "Houve uma sacudida repentina que senti por um longo tempo, aí parou e tremeu de novo. Tenho 51 anos e nunca experimentei nada assim", declarou Kazuo Kibayashi, funcionário pública da cidade de Abira, visivelmente chocada.

Sem energia elétrica

Um contingente de 4 mil militares foi enviado à região para participar dos trabalhos de resgate, e este número deve ser ampliado para 25 mil homens, anunciou o primeiro-ministro Shinzo Abe, após uma reunião do gabinete de crise. Segundo a Hokkaido Electric Power, 2,95 milhões de residências estão sem eletricidade em consequência do tremor, que paralisou a atividade de todas as usinas da região.

[irp]

O fornecimento de energia deve ser retomado de forma progressiva, informou o ministro da Indústria, Hiroshige Seko. O terremoto também perturbou os transportes ferroviários e aéreos. O aeroporto de Sapporo Chitose cancelou todos os seus voos, segundo a agência de notícias Kyodo.

As autoridades alertaram para o risco de novos tremores: "Fortes abalos secundários ocorrem geralmente nos dois, ou três, dias seguintes", disse Toshiyuki Matsumori, encarregado de vigilância de tsunamis e terremotos da agência meteorológica.

"O risco de desabamento de casas e de deslizamentos de terra pode ter aumentado nas zonas que sofreram fortes abalos. Pedimos à população que preste atenção na atividade sísmica e nas chuvas, e que evitem as zonas de risco", adverte Matsumori. "O terremoto me acordou logo após às três da madrugada. Acendi a luz, mas a energia acabou logo depois", contou Akira Fukui, morador de Sapporo. (AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos