Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tailândia corre contra o tempo para resgatar garotos

05 de Julho de 2018 às 15:23

Equipes de emergência examinavam nesta quinta-feira as opções para resgatar os 12 meninos e seu treinador de futebol que estão presos há 12 dias em uma caverna inundada na Tailândia, diante do risco de aumento do nível da água com a previsão de retorno da chuva. "Nossa maior preocupação é a meteorologia. Estamos em uma corrida contra o tempo, agora estamos em uma corrida contra a água", declarou Narongsak Osotthakorn, governador da província de Chiang Rai e que também comanda a célula de crise.

Saiba mais:

26/06/2018 - Equipe de futebol de crianças está presa em caverna na Tailândia

27/06/2018 - Chuva impede busca de jovens presos em caverna na Tailândia

29/06/2018 - Buscas de jovens presos em caverna na Tailândia continuam

03/07/2018 - Tailândia se prepara para resgatar meninos presos em caverna

04/07/2018 - Meninos presos em caverna estão com 'boa saúde'

05/07/2018 - Agricultores aceitam prejuízos para salvar garotos da caverna

Os socorristas tentam reduzir o nível da água de forma suficiente para que as crianças não precisem mergulhar ou que tenham que mergulhar por pouco tempo. "Esta manhã preparamos os 13 equipamentos de mergulho para poder fazer o resgate de maneira urgente", disse Osotthakorn. Mas o governador recordou que um mergulhador experiente precisa de 11 horas para ir e voltar do local onde estão as crianças: seis horas na ida e cinco horas na volta, aproveitando a corrente.

A volta da chuva, prevista para sexta-feira (6), na temporada de monções, poderia precipitar a operação de resgate, pois existe o risco de que as tempestades inundem a caverna. "Escutei que vai chover de novo. Estou muito preocupada", afirmou à AFP Sunida Wongsukchan, parente de um dos meninos presos na caverna. Na área reservada às famílias, a inquietação é cada vez maior.

As chuvas torrenciais bloquearam os jovens na caverna no dia 23 de junho, depois que o grupo decidiu, por um motivo que ainda não está claro, entrar no local após o treinamento de futebol com seu técnico, que tem 25 anos. Os parentes dos meninos citaram uma possível festa de aniversário para um dos jovens, que completou 16 anos no dia 23.

Tempo calculado 

"Calculamos o tempo que nos resta, em horas e em dia, no caso de chuva e de que água invada a caverna", explicou Osotthakorn. O trajeto de retorno tem vários quilômetros e inclui áreas estreitas. Alguns trechos terão que ser percorridos debaixo d'água e por este motivo os socorristas estão treinando os jovens para que aprendam a mergulhar.

Na quinta-feira (5) as autoridades não divulgaram vídeos dos meninos. As imagens do momento em que os mergulhadores britânicos encontraram os jovens, com idades entre 11 e 16 anos, na segunda-feira deram a volta ao mundo: eles aparecem magros, reunidos sobre uma rocha. Desde então a situação do grupo melhorou, pois as equipes de emergência estabeleceram um rodízio para ficar ao lado do grupo, que recebe alimentação e aulas sobre como utilizar o equipamento de mergulho.

Até o momento fracassaram as tentativas para instalar uma linha telefônica que permitira o contato dos meninos com os pais. Uma nova tentativa de instalação será feita nesta quinta-feira. "Nossa principal missão é bombear a água", afirmou o governador, antes de indicar que continua sendo examinada a possibilidade de cavar um túnel vertical. "Estudamos cada metro quadrado para ver se um dos poços leva à caverna", disse.

"Muita força", disse Mario Sepúlveda - um dos 33 mineiros chilenos que ficaram 69 dias sob a terra - aos 12 meninos e seu técnico de futebol. Sepúlveda revelou que está disposto a viajar à Tailândia para contribuir com sua experiência aos esforços de resgate, em entrevista à AFP.