Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sete países da UE aumentam pressão por acordo comercial com Mercosul

21 de Junho de 2019 às 17:31

Encontro para discutir a questão deverá ocorrer no dia 27 de junho. Crédito da foto: AFP.

Os chefes negociadores de ambos os blocos se reúnem a partir desta sexta, em Bruxelas, para discussões em nível técnico. Se houver avanço, o encontro levará uma reunião de ministros na próxima semana, disse o comissário de Agricultura, Phil Hogan.

Segundo fontes ligadas à negociação, o encontro de ministros dos países do Mercosul com o irlandês Hogan e a comissária europeia do Comércio, a sueca Cecilia Malmström, será na capital europeia, em 27 de junho.

Hogan disse que já há "um bom acordo na questão industrial", falou de "dificuldades em nível agrícola" e reclamou das expectativas "pouco realistas" do Mercosul sobre os volumes em produtos agrícolas.

Uma fonte diplomática europeia reconheceu que alguns países têm observações sobre a oferta final da Comissão para encerrar a negociação.  No final de 2017, os europeus manifestaram sua disposição para fechar um acordo com o bloco sul-americano a exportação de 99.000 toneladas de carne bovina para a UE, uma oferta que ainda deve se formalizada. (Estadão Conteúdo)