Buscar no Cruzeiro

Buscar

Senado dá início ao impeachment de Trump

10 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Senado dá início ao impeachment de Trump O Capitólio se prepara para dias de tensão. Crédito da foto: Win Mcnamee / AFP

Por 56 a 44, o Senado dos EUA decidiu ontem (9) que é constitucional julgar Donald Trump. Na primeira sessão sobre o caso, os senadores permitiram a continuidade do processo de impeachment do ex-presidente, que já deixou o cargo, algo sem precedentes na história americana. Os advogados do republicano argumentavam que o julgamento era inconstitucional, por ele já ter encerrado o mandato.

Com isso, Trump se tornou o primeiro presidente dos EUA a passar por dois processos de impeachment, sendo um deles depois de terminado o mandato. O início do julgamento no Senado acontece um ano após os senadores livrarem Trump do primeiro impeachment, em fevereiro de 2020. Desta vez, o ex-presidente é acusado de incitar a multidão que atacou o Capitólio, no dia 6 de janeiro, para tentar impedir a sessão que certificou a vitória de Joe Biden - cinco pessoas morreram na invasão.

Acusação e defesa devem passar a semana apresentando argumentos. No sábado (13), a pedido da defesa de Trump, o julgamento será suspenso, podendo ser retomado no domingo (14). A expectativa é encerrar a votação no início da próxima semana. (Estadão Conteúdo)