Buscar no Cruzeiro

Buscar

Russos decidem se Putin pode ficar até 2036

26 de Junho de 2020 às 00:01

Russos decidem se Putin pode ficar até 2036 Crédito da foto: Alexander Nemenov / AFP (18/04/2019)

Os russos começaram a votar ontem, no referendo destinado a aprovar a reforma constitucional que permitirá ao presidente Vladimir Putin permanecer no poder até 2036. A votação vai durar para “consulta popular”, ou seja, 1º de julho.

As autoridades decidiram abrir os centros eleitorais desde ontem para evitar aglomerações nas seções eleitorais, no momento em que a pandemia de Covid-19 se espalha pelo país.

As autoridades puseram máscara e álcool em gel à disposição dos cerca de 110 milhões de eleitores distribuídos em 11 fuso horários.

Na antiga capital, São Petersburgo, Serguei Papov, de 45 anos, votou contra a reforma. “É a única coisa que posso fazer para ter a consciência tranquila”, disse ele à AFP.

Já Tatiana Khrolenko, de 79, votou a favor destas “reformas necessárias” e apoia a possibilidade de Putin se “apresentar a um novo mandato”.

O referendo estava inicialmente previsto para 22 de abril, mas foi adiado por causa da Covid-19. Esta primeira reforma da Constituição de 1993 foi promovida por Putin em janeiro e rapidamente adotada pelo Parlamento. (AFP)