Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rússia dá início à vacinação em massa

06 de Dezembro de 2020 às 00:01

Rússia dá início à vacinação em massa Sputinik V ainda não tem todos os estudos concluídos. Crédito da foto: Kirill Kudryavtsev / AFP (5/12/2020)

Milhares de médicos, professores e outros em grupos de alto risco se inscreveram para a vacinação contra a Covid-19 em Moscou, capital da Rússia. A vacinação ocorre três dias depois que o presidente Vladimir Putin ordenou o lançamento de uma campanha de imunização em “larga escala”, embora a vacina projetada pela Rússia ainda não tenha concluído estudos avançados necessários para garantir sua eficácia e segurança de acordo com protocolos científicos estabelecidos.

Setenta centros de vacinação foram abertos na capital russa. “Os cidadãos dos principais grupos de risco que, devido às suas atividades profissionais estão em contacto com muita gente, podem ser vacinados”, afirmaram as autoridades russas.

A Rússia foi um dos primeiros países a anunciar o desenvolvimento de uma vacina -- batizada de Sputnik V em homenagem ao satélite soviético -- em agosto, antes mesmo do início dos testes clínicos em larga escala. A vacina está atualmente na terceira e última fase de testes clínicos com 40 mil voluntários. Seus criadores anunciaram uma taxa de eficácia de 95% no mês passado, de acordo com resultados preliminares.

Segundo eles, a vacina será mais barata e mais fácil de armazenar e transportar do que outras que estão sendo desenvolvidas no mundo.

A vacina, administrada em duas doses com 21 dias de intervalo, é um “vetor viral” usando dois adenovírus humanos. Será gratuita para os cidadãos russos e administrada de forma voluntária.

O prefeito de Moscou, Serguei Sobyanin, anunciou na sexta-feira que 5 mil pessoas se inscreveram cinco horas após a abertura do registro on-line para a imunização.

“Quero ter certeza de que o coronavírus não infectará a mim e meus parentes”, disse Serguei Bouslaïev, de 42 anos e que trabalha com seguros..

Ontem, a Rússia registrou 28.782 novas infecções em 24 horas, novo recorde diário, elevando o total para 2.431.731 casos desde o início da pandemia, colocando o país em quarto lugar no mundo em número de casos.

Apesar do aumento dos casos, qualquer novo confinamento nacional está, neste momento, excluído, a fim de evitar uma nova paralisação da economia. (AFP e Estadão Conteúdo)