Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rússia bombardeia área de rebeldes sírios após ataque químico

25 de Novembro de 2018 às 17:03

Pessoas foram tratadas em hospitais devido ao suspeito ataque de gás. Crédito da foto: George Ourfalian / AFP

Aviões de guerra russos atacaram áreas dominadas por rebeldes no norte da Síria pela primeira vez em semanas neste domingo, enquanto autoridades sírias disseram que mais de 100 pessoas foram tratadas em hospitais devido ao uso suspeito de um ataque de gás venenoso na cidade de Aleppo. Tanto o governo de Bashar al-Assad quanto autoridades russas culparam os rebeldes sírios pelo ataque.

Os rebeldes, que negaram a realização de ataques com gás venenoso, acusaram o governo sírio de tentar minar uma trégua alcançada pela Rússia e pela Turquia em setembro, durante uma cúpula na cidade russa de Sochi. A área alvo é controlada pelos rebeldes e abriga grupos extremistas que se opõem à trégua.

O porta-voz do Exército russo, major-general Igor Konashenkov, disse a repórteres em Moscou que aviões de guerra russos destruíram posições de militantes no norte da Síria, culpando-os pelo ataque com gás venenoso em Aleppo. A mais recente onda de bombardeios e ataques aéreos no norte da Síria é a mais séria violação de uma trégua alcançada por russos e turcos, que trouxe relativa calma ao norte do país nos últimos dois meses.

"Os aviões das Forças de Defesa Aeroespacial da Rússia realizaram ataques às posições de artilharia detectadas de terroristas na área, de onde o bombardeio contra civis em Aleppo com munições químicas foi realizado na noite de sábado", disse Konashenkov.  (Fonte: Associated Press/Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos