Buscar no Cruzeiro

Buscar

Protestos nos Estados Unidos se intensificam

03 de Junho de 2020 às 00:01

Protestos nos Estados Unidos se intensificam Manifestantes se ajoelham e lembram morte de Floyd. Crédito da foto: Eva Marie Uzcategui / AFP

Os protestos contra a morte de um cidadão negro pelas mãos da polícia se intensificaram ontem nos Estados Unidos, após a ordem do presidente Donald Trump de reprimir uma manifestação pacífica e sua ameaça de mobilizar o Exército.

Cinco meses após a eleição presidencial, Trump aumentou a tensão após ameaçar na segunda-feira mobilizar o Exército para impor a ordem nos protestos, desencadeando críticas da oposição democrata, que o acusou de “jogar lenha na fogueira”.

Os protestos pacíficos sobre a morte por asfixia de George Floyd, há mais de uma semana, na cidade de Minneapolis, quando ele foi detido por um policial branco, levaram a incidentes violentos em muitas cidades, incluindo a capital, Washington.

Detenções

Cerca de 300 pessoas foram detidas em Washington na segunda-feira, a maioria por desrespeitar o toque de recolher. Também houve prisões por assaltos e saques, informou o chefe de polícia local Peter Newsham. (AFP)