Buscar no Cruzeiro

Buscar

Primeiras vacinas da Moderna contra covid-19 são administradas nos EUA

21 de Dezembro de 2020 às 15:08

Vacinas contra a Covid-19 estão em fase final no Brasil A vacina Moderna começa a ser aplicada no país. Crédito da foto: Getty Images / AFP

Uma enfermeira de Connecticut, nos Estados Unidos, recebeu diante das câmeras, nesta segunda-feira (21), a vacina da Moderna contra a covid-19, dando a partida na campanha deste novo tratamento aprovado de emergência na sexta-feira.

Mandy Delgado, enfermeira na UTI do hospital de Hartford, disse estar "feliz" por "ser a primeira a receber" essa vacina. "Vi pacientes chegarem com falta de oxigênio e como seu estado piorava progressivamente e morriam, sem que sua família pudesse estar presente", disse, pouco antes de ser vacinada.

O produto da Moderna é administrado em duas doses, injetadas com um intervalo de algumas semanas, assim como a vacina da aliança americana-alemã Pfizer/BioNTech, com a qual começaram a imunizar a população há uma semana. Após a aprovação do tratamento da Moderna, estava previsto que começaria a ser utilizado nesta segunda-feira em diferentes pontos dos Estados Unidos.

As condições menos rigorosas de conservação das vacinas da Moderna devem facilitar para as entidades locais a resposta às necessidades das áreas mais rurais e de difícil acesso, segundo as autoridades americanas.

As vacinações em público se multiplicaram segunda-feira passada. O objetivo é dissipar as dúvidas de uma parte da população do país, que desconfia da segurança da vacina, apesar de a pandemia deixar cerca de 17,8 milhões de casos e mais de 317.000 mortos nos EUA.

O vice-presidente Mike Pence recebeu a vacina da Pfizer/BioNTech na sexta-feira, e o presidente eleito Joe Biden está previsto para fazer o mesmo hoje. (AFP)