Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presidente Ibrahim Boubacar Keita é reeleito no 2º turno em Mali

16 de Agosto de 2018 às 11:10

O presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, foi reeleito para um novo mandato de cinco anos com 67,17% dos votos no segundo turno de 12 de agosto, anunciou nesta quinta-feira (16) o ministro da Administração Territorial. A participação no segundo turno foi de 34,54%, informou o ministro Mohamed Ag Erlaf ao canal de televisão público ORTM. O opositor Soumaila Cissé recebeu 32,83% dos votos.

Keita iniciará o novo mandato no dia 4 de setembro com um objetivo prioritário: aplicar o acordo de paz concluído em 2015 com a rebelião da maioria tuaregue, em uma país que permanece sob a ameaça dos extremistas, apesar de cinco anos de intervenções militares internacionais. Em 2013, os mesmos candidatos se enfrentaram no segundo turno e Keita foi eleito com 77,6% dos votos.

Poucas horas antes do anúncio dos resultados, não era possível acessar a internet nos telefones celulares das principais operadoras do país. Entre os dois turnos da eleição, os observadores da UNião Europeia no Mali pediram às autoridades que não limitassem a liberdade de expressão, assim como garantias ao acesso sem obstáculos à internet e às redes sociais.