Países retomam as atividades
Na Espanha, a população começou a poder sair de casa após 48 dias de isolamento social. Crédito da foto: AFP / Cristina Quicler
“Milhões de pessoas na Espanha e na França recuperaram parcialmente a liberdade de circulação ontem com a suspensão das restrições impostas contra a pandemia do novo coronavírus, mas a OMS recomendou “vigilância extrema”para evitar uma nova onda de contágios, como na Coreia do Sul e na China.
Na Espanha, um dos países mais afetados pela pandemia, com 26.744 mortes, embora o número de óbitos esteja em queda, permitem-se reuniões em grupos de até dez pessoas, sentar-se em terraços com número limitado de pessoas ou ir a lojas sem agendar a visita previamente.
Na França, algumas lojas abriram e milhões de pessoas saíram de casa e voltaram ao trabalho, reativando uma economia que está quase parada há dois meses, mas com medidas de segurança, como o uso de máscaras obrigatório no transporte público.
Mas após vários dias de diminuições recorde nas mortes diárias (70 no domingo), a França teve 263 óbitos em 24 horas, elevando o balanço para 26.643 falecidos, diante do que as autoridades insistiram nas medidas de segurança. Nos horários do rush ontem, o metrô de Paris ficou quase tão cheio quanto antes do confinamento.
Na Alemanha, onde em três cantões foi superada a taxa crítica de 50 novos contágios por 100.000 habitantes, a chanceler Angela Merkel insistiu em que é “muito importante” que as pessoas respeitem as medidas de distanciamento. (AFP)