Buscar no Cruzeiro

Buscar

Países da UE estudam plano de recuperação pós-Covid-19

21 de Julho de 2020 às 00:01

Países da UE estudam plano de recuperação pós-Covid-19 Crédito da foto: Emdec (8/6/2020)

O chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, considerou ser “possível” um acordo para enfrentar a crise do coronavírus, antes de apresentar uma nova proposta que mantém o valor do fundo de recuperação e busca amenizar a resistência dos países “frugais”.

“Os últimos passos são sempre os mais difíceis, mas, embora sejam difíceis ..., estou convencido de que um acordo é possível”, disse Michel, sem especificar os detalhes de seu novo plano de consenso.

Segundo o documento, consultado pela AFP, o fundo de recuperação da União Europeia (UE) permaneceria nos 750 bilhões de euros (840 bilhões de dólares) propostos, mas com um novo balanço entre empréstimos e subvenções.

A Comissão Europeia tomará empréstimos dos mercados o montante do fundo, destinado principalmente aos países mais afetados pela pandemia, mas os 27 reembolsariam coletivamente os subsídios, que passam de meio bilhão a 390 bilhões.

Esse valor, abaixo do mínimo de 400 bilhões exigido por países como a França, mas acima do máximo de 350 bilhões exigido pela Holanda, Áustria, Suécia, Dinamarca e Finlândia, procura se aproximar do consenso necessário. (AFP)