ONU promove debate sobre violência policial contra negros
Crédito da foto: Divulgação
A Organização das Nações Unidas (ONU) promovem negociações sobre um projeto de resolução visando às práticas raciais da polícia no mundo. As tratativas começaram na quarta e seguiram ontem. A iniciativa acontece após pedido de ajuda do irmão de George Floyd.
O debate é no âmbito do Conselho de Direitos Humanos, um órgão da ONU com sede em Genebra e do qual Washington se retirou em 2018. Os países-membros deveriam votar um projeto de resolução do grupo africano. Mas as negociações sobre o texto final ainda estão em andamento, e a votação deve finalmente ocorrer hoje ou na próxima segunda-feira, conforme a ONU.
Em sua versão inicial, o texto pedia o estabelecimento de uma comissão internacional independente de inquérito, uma estrutura de alto nível geralmente reservada para grandes crises como o conflito sírio.
Uma nova versão do texto, que ainda pode evoluir, limita-se a pedir à alta comissária dos Direitos Humanos, Michelle Bachelet, “que estabeleça os fatos e as circunstâncias relacionadas ao racismo sistêmico, às supostas violações do direito internacional em questões de direitos humanos e maus-tratos contra africanos e pessoas de ascendência africana”.
Também condena “as práticas raciais discriminatórias e violentas da polícia contra africanos e pessoas de origem africana e o racismo estrutural endêmico do sistema penal, nos Estados Unidos e em outras partes do mundo”. (AFP)