Buscar no Cruzeiro

Buscar

OMS muda diretrizes sobre máscaras faciais

06 de Junho de 2020 às 00:01

OMS muda diretrizes sobre máscaras faciais Crédito da foto: OMS / Christopher Black / AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou ontem novas diretrizes sobre o uso de máscaras de proteção contra o coronavírus. Entre as recomendações, está o uso de máscaras cirúrgicas - e não as de tecido -- por idosos, doentes crônicos e pessoas com sintomas da Covid-19. Já em relação às máscaras de tecido, que podem ser feitas em casa ou compradas em lojas, a entidade aconselha que o produto tenha pelo menos três camadas de tecidos diferentes para ser eficaz.

A camada externa deve ser de um tecido impermeável, como o poliéster; a parte de dentro precisa ter um tecido que absorva a água; já a camada intermediária deve conter um material que atue como um filtro. Segundo a OMS, as máscaras de tecido são recomendadas para o público em geral, em lugares onde há muitos infectados pela Covid-19 e o distanciamento físico de ao menos um metro não pode ser atingido -- como em transportes públicos, por exemplo.

“Chegamos ao consenso de que, quando as pessoas estão em um ambiente público, o uso dessas máscaras oferece um certo grau de controle. Pode impedir que um infectado transmita a doença para outras pessoas”, disse April Baller, especialista do programa de emergências da OMS. Podem ser usados como materiais para a fabricação de máscaras caseiras polipropileno, algodão e poliéster - a celulose e a seda estão entre as últimas alternativas. (Estadão Conteúdo)