Buscar no Cruzeiro

Buscar

OMS apoia processo de reabertura econômica e fronteiras com o G-20

05 de Setembro de 2020 às 00:01

OMS apoia processo de reabertura econômica e fronteiras com o G-20 Tedros Adhanom Ghebreyesus é diretor-geral da OMS. Crédito da foto: Fabrice Coffrini / Pool / AFP (3/7/2020)

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou nesta sexta-feira (4) que discutiu na véspera o processo de reabertura de economias e fronteiras com os países do G-20, após as restrições de movimento impostas pelo avanço do novo coronavírus.

“Isso é algo que a OMS apoia completamente. Quarentenas são um instrumento pesado, que causaram grandes prejuízos em muitos países”, afirmou, em entrevista coletiva em Genebra, na Suíça.

Tedros Adhanom exortou governos a seguirem uma série de orientações para garantir uma retomada segura, entre elas evitar grandes eventos e proteger grupos sociais mais vulneráveis.

“Com a combinação certa de medidas direcionadas e personalizadas, outros bloqueios nacionais podem ser evitados”, destacou, acrescentando que, embora ainda haja desafios, está “encorajado” com a evolução da resposta à pandemia.

Vacinas

Durante coletiva de imprensa de ontem foi questionado sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro de que “ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina”.

Representantes da entidade evitaram citar o brasileiro nominalmente, mas reforçaram a importância da vacinação e garantiram que um imunizador para o coronavírus não será aprovado sem passar por todas as etapas clínicas necessárias. “Vacinas salvam vidas”, pontuou a cientista-chefe do órgão, Soumya Swaminathan.

A pediatra indiana acrescentou que espera resultados de algumas pesquisas no fim deste ano. “Falando de forma realista, a segunda metade de 2021 é quando podemos começar a ver a doses sendo distribuídas para os países, para que comecem a imunizar suas populações”, afirmou. (Estadão Conteúdo)