Novo logotipo é apresentado pela Xiaomi no seu décimo aniversário
Os logotipos são muito importantes para as marcas, tratando-se de um dos principais elementos de identificação da mesma. Por isso mesmo, as maiores marcas internacionais fazem uma forte aposta neste aspecto da comunicação. Venha saber mais sobre os dez anos da Xiaomi e a apresentação do seu novo logotipo.
Usualmente, quando se cria um negócio, garantir que este atrai o público-alvo leva a que os empreendedores se dediquem a aspectos diversos, na tentativa de apelar aos consumidores. Neste sentido, a criação de um logo forte faz parte dos primeiros momentos de construção da identidade de uma marca.
Ainda que sem muito dinheiro para um investimento inicial e sem a possibilidade de contratar profissionais da área do design, a preocupação com este elemento é grande, o que torna apelativa a ideia de gerar um logotipo gratuito.
As pequenas e médias empresas baseiam-se, pois, no exemplo dos gigantes internacionais, que quase poderiam ser reconhecidos apenas com a apresentação dos seus logotipos. Se pensarmos, marcas como o McDonalds, a Nike ou a Adidas dispensam qualquer outro elemento, sendo que o logo os identifica de imediato.
Tratando-se de uma empresa em crescimento e já muito representativa na área das comunicações, a Xiaomi decidiu, pelo seu décimo aniversário e na sequência da contratação do seu novo vice-presidente, Chang Chang, anunciar o lançamento de um novo logotipo.
Segundo o co-fundador desta empresa, Lei Jun, Abril será o mês da celebração do décimo aniversário da marca e será destacado com a apresentação de um logotipo novo, que visa renovar toda a imagem da marca e fortalecer, também, a sua relação com o seu público.
Venha saber mais sobre o novo logotipo da Xiaomi e as razões pelas quais este elemento de identidade da marca é tão importante.
O novo logo de Xiaomi
A Xiaomi é uma marca que tem mostrado imensa força na forma como permeia o mercado tecnológico internacional, começando a acompanhar os maiores nomes do setor.
Este fabricante já se encontra no quarto lugar no que concerne à produção de smartphones e tem vindo a demonstrar que é possível permear de forma bem sucedida um mercado que, como sabemos, está grandemente saturado.
Pelo seu décimo aniversário, a Xiaomi irá lançar um novo logotipo, estando o mesmo esperado, portanto, para o mês de Abril. Ainda assim, a marca já deu alguns sinais que criam expectativa sobre o aspecto que este poderá tomar.
O que se sabe, pelas últimas publicações de vídeos lançados pela marca, é que a sua imagem deverá apresentar linhas curvas e bastante cor. Ainda assim, a imagem final deste logo não é, até ao momento, revelada.
Ainda não se sabe também se o logótipo criado visa uma reformulação completa do atual ou se acompanhará apenas alguma nova linha de produtos, havendo quem questione a decisão de mudar um logo que já é reconhecido por tantas pessoas ao redor do mundo.
Neste momento, os seguidores da marca encontram-se na expectativa com esta informação, aguardando pelo lançamento da nova imagem desta grande marca de tecnologia.
Mas, afinal, porque importa tanto o logo?
Quando se estrutura a identidade de uma marca, existem elementos incontornáveis aos quais deve se prestar atenção: o nome, o slogan e o logotipo serão, talvez, os mais importantes entre estes.
Estes elementos são os que definem a marca, que a caracterizam, que a tornam única e identificável perante os consumidores. Nestes elementos, encontra-se muito dos valores, das caraterísticas e dos objetivos que uma determinada empresa assume.
No caso concreto do logotipo, soma-se ainda a tudo isto o fato de se tratar de um elemento de identificação visual. O nosso mundo, no século XXI, é repleto de estímulos e a parte visual é um dos componentes mais valorizados, numa era onde a informação abunda.
Cada vez mais, as pessoas procuram os elementos visuais para identificarem as marcas e as lojas que mais gostam, sendo este um dos elementos que torna a marca mais facilmente distinguível entre todas as outras.
Uma vez que a saturação dos mercados online é cada vez maior, com o aparecimento diário de inúmeras marcas, é fundamental que estes elementos ajudem a criar distinção face às demais marcas no setor e permitam que as marcas permeiem o mesmo e saltem aos olhos do consumidor, criando apelo e gerando, assim, as desejadas compras.
Como conseguir um bom logotipo
Antigamente, um bom logo partia, por norma, das mãos de especialistas de marketing visual ou de design digital.
Felizmente, com o avançar dos tempos, as necessidades dos empreendedores online criaram novas formas de dar resposta às necessidades, mesmo para aqueles que não possuem, num primeiro momento, possibilidade de investir na comunicação visual.
Hoje, alguns parceiros fornecem geradores digitais onde, de forma gratuita, é possível gerar um logo.
