Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nigéria liberta 38 pessoas sequestradas

28 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Nigéria liberta 38 pessoas sequestradas Pertences dos alunos sequestrados são retratados no dormitório. Crédito da foto: Kola Sulaimon / AFP (27/2/2021)

As 38 pessoas, incluindo 24 crianças, sequestradas há 10 dias em uma escola no centro-oeste da Nigéria foram libertadas, anunciaram autoridades locais neste sábado (27). Na sexta-feira houve um novo grande sequestro, de 317 jovens, no norte do país.

“Na verdade, não havia 42 reféns, como pensávamos, mas 38”, explicou à AFP Sani Idris, porta-voz do governador do estado de Níger, localizado no centro-oeste da Nigéria, uma região que é alvo de grupos criminosos. “Os alunos, professores e pessoas próximas do Kagara College of Sciences recuperaram sua liberdade e são recebidos pelo governo local”, havia anunciado horas antes Abubakar Sani Bello, governador do estado do Niger.

Em meados de fevereiro, homens armados atacaram esta escola secundária pública de Kagara, matando um aluno e sequestrando 27 alunos, três professores e 12 familiares de funcionários. Os bandidos espalham o terror nas populações locais há vários anos. Realizam sequestros em massa, em troca de pagamento de resgate, saqueiam aldeias e roubam gado. Mas ultimamente, os sequestros nas escolas também se multiplicaram.

Na sexta-feira, 317 adolescentes que frequentavam o estabelecimento de ensino no estado de Zamfara, no noroeste, foram sequestradas em dormitórios coletivos. (AFP)