Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nasa lança satélite Icon para estudar fronteira com o espaço

11 de Outubro de 2019 às 15:03

Nasa lança satélite Icon para estudar fronteira com o espaço A Nasa lançou um satélite para explorar a misteriosa região dinâmica onde o ar encontra o espaço, a ionosfera. Crédito da foto: Divulgação/Nasa

A agência espacial norte-americana (Nasa) lançou um satélite na noite dessa quinta-feira (10) para explorar a misteriosa região dinâmica onde o ar encontra o espaço, a ionosfera. O satélite, chamado de Icon - Ionospheric Connection Explorer - foi lançado, após um atraso de dois anos, por um avião que sobrevoava o Atlântico na costa da Flórida.

O Icon vai estudar o brilho aéreo formado a partir de gases na ionosfera e também medirá o ambiente carregado em torno do satélite, a 580 quilômetros de altura. Há muita atividade que necessita ser estudada na ionosfera, uma das camadas da atmosfera terrestre, "a fronteira com o espaço", disse o diretor da Divisão de Heliofísica da Nasaa, Nicola Fox.

O Icon "é um laboratório de física notável", afirmou o cientista Thomas Immel, da Universidade da Califórnia em Berkeley, que supervisiona a missão. Um satélite da Nasa lançado no ano passado, o Gold, também estuda a atmosfera superior, mas a partir de um patamar mais elevado.

Estão previstas mais missões nos próximos anos para estudar a ionosfera, inclusive pela Estação Espacial Internacional. (RTP - Agência pública de televisão de Portugal)

[irp posts="175813" ]