Buscar no Cruzeiro

Buscar

Morte de idosos em asilo choca o Canadá

19 de Abril de 2020 às 00:01

Morte de idosos em asilo choca o Canadá Flores foram deixadas em frente à casa de idosos, no subúrbio de Dorval. Crédito da foto: Eric Thomas / AFP (17/4/2020)

Idosos abandonados sem ninguém para cuidar de sua alimentação, higiene ou fornecer remédio, um proprietário com um passado criminoso e 31 mortos em poucas semanas: as revelações que surgem de um asilo perto de Montreal, dizimado pelo novo coronavírus, deixaram o Canadá em estado de choque.

A residência Herron, no subúrbio de Dorval, tornou-se o símbolo doloroso da catástrofe que atinge as casas de repouso no país.

No Canadá, como em vários países europeus, metade das mortes relacionadas à Covid-19 correspondem a óbitos nesse tipo de estabelecimento.

“Horrível”, disse o primeiro-ministro de Quebec, François Legault, sobre o caso, que ele chamou de “negligência grave”, e ordenou várias investigações, inclusive da polícia criminal, depois que os detalhes do que ocorreu foram revelados em uma investigação publicada pelo jornal Montreal Gazette.

Segundo o jornal, os funcionários das entidades governamentais de saúde que participaram do resgate encontraram uma cena de desolação no local: pacientes que não recebiam comida há dias, fraldas transbordavam excrementos e pacientes que tropeçavam no chão. Além disso, encontraram dois idosos mortos em suas camas.

Muitos funcionários do estabelecimento deixaram de trabalhar por medo de contrair a Covid-19.

“Isso realmente me deixou nauseada”, disse Moira Davis, filha de Stanley Pinnell, um dos idosos que morreu, em 8 de abril. Pelo menos cinco das 31 mortes no asilo são atribuídas diretamente ao vírus, e o restante está em análise. (Anne-Sophie Thill - AFP)