Buscar no Cruzeiro

Buscar

Monumentos reabrem em Paris e lojas avaliam danos após mais um protesto

09 de Dezembro de 2018 às 19:34

Vidro de ponto de ônibus foi quebrado perto da torre Eifel, em Paris. Crédito da foto: Eric Feferberg / AFP

A Torre Eiffel e o Museu do Louvre reabriram neste domingo (9) após terem sido fechados no sábado (8) devido aos violentos protestos na capital francesa. Enquanto isso, agentes de limpeza organizam a cidade e lojas avaliam os danos de saques, enquanto retiram os vidros quebrados.

As manifestações de sábado (8) foram realizadas pelo quarto fim de semana seguido. Cerca de 135 pessoas ficaram feridas em todo o país, incluindo o 71 em Paris entre manifestantes e policiais. O Ministério do Interior da França disse neste domingo (9) que 1.220 pessoas foram detidas em torno de Paris, após policiais inspecionarem estações de metrô por todo o país.

[irp posts="52070" ]

 

Na noite de sábado, o presidente da França, Emmanuel Macron, quebrou seu silêncio e escreveu em sua conta no Twitter seu apreço pela polícia. "A todas as forças da ordem mobilizadas hoje, agradeço a coragem e o excepcional profissionalismo que demonstraram", escreveu.

https://twitter.com/EmmanuelMacron/status/1071532173960904704

Os manifestantes protestam principalmente contra os altos custos de vida do país e os protestos de sábado foram um golpe direto para Macron, que tomou uma decisão surpreendente na semana passada para abandonar o aumento do imposto de combustível que inicialmente provocou o protesto um mês atrás. Sua reviravolta prejudicou sua credibilidade em meio aos seus defensores e investidores estrangeiros. Fonte: Associated Press (Estadão Conteúdo)

Motocicleta é incendiada em rua de Paris. Crédito da foto: Lucas Barioulet / AFP

Galeria

Confira a galeria de fotos