Buscar no Cruzeiro

Buscar

México detém crianças na fronteira americana

16 de Março de 2021 às 00:01

México detém crianças na fronteira americana Crédito da foto: Justin Hamel / AFP (15/3/2021)

O governo mexicano vem detendo crianças imigrantes na fronteira com os EUA, antes de entregá-las às autoridades americanas. A prática vem desde o governo de Donald Trump e não mudou com o presidente Joe Biden, apesar de o democrata ter prometido tratar os menores com mais ‘humanidade‘.

Apesar das promessas, as autoridades mexicanas continuam a agir como um braço do governo americano, barrando muitos imigrantes da América Central que tentam entrar nos EUA. Desde dezembro 700 crianças foram levadas para o Centro de Atenção para Menores na Fronteira, em Reynosa, ao sul de McAllen, no Texas. Quase todas as crianças foram detidas por soldados mexicanos ou pela polícia antes de conseguirem se apresentar aos agentes da imigração americana.

No sábado, 13,o governo Biden pediu ajuda à agência federal de emergências (Fema) para lidar com as crianças que estão cruzando a fronteira, em razão da sobrecarga dos centros de atendimento. O Departamento de Saúde cuida atualmente de 8,8 mil crianças migrantes e o Escritório de Alfândega e Proteção Fronteiriça de outras centenas. (Estadão Conteúdo)