Buscar no Cruzeiro

Buscar

Medicamento antimicrobiano testado em animais contra Covid-19 tem resultado promissor

12 de Outubro de 2020 às 15:41

Estudo mostra como Covid ataca diabéticos Nos testes, um antimicrobiano se mostrou eficiente no combate à Covid-19. Crédito da foto: Cesar Von Bancels/ AFP

Um medicamento antimicrobiano usado para tratar úlceras estomacais e infecções bacterianas mostrou resultados promissores contra o coronavírus, após testes realizados em animais, anunciaram cientistas em Hong Kong nesta segunda-feira (12).

A pesquisa avaliou se alguns metalofármacos - compostos contendo metais comumente usados contra bactérias - podem ter propriedades antivirais que permitam lutar contra o novo coronavírus.

Nos testes em hamsters dourados, os cientistas descobriram que uma das drogas desta família, o citrato de bismuto ranitidina (RBC), era "um poderoso agente anti-SARS-CoV-2".

"O RBC pode reduzir a carga viral no pulmão do hamster infectado", disse o pesquisador da Universidade de Hong Kong Runming Wang, na apresentação do estudo nesta segunda. "Nossa descoberta mostra que o RBC é um possível antiviral contra a covid-19", completou.

O fato de estes resultados serem positivos em animais não significa, porém, que este medicamento também seja benéfico para o ser humano. (AFP) 

[irp posts="267307" ]