Covid-19 Exterior

Líderes europeus promovem campanha para vacina contra o coronavírus

Iniciativa de Bruxelas quer arrecadar 7,5 bilhões de euros
Emmanuel Macron
O presidente francês Emmanuel Macron é um dos apoiadores da iniciativa – Foto: Pool/AFP

 

Os líderes europeus apoiaram a iniciativa de Bruxelas de arrecadar 7,5 bilhões de euros para encontrar uma vacina contra o novo coronavírus. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, esboçou na sexta-feira (1) o plano de captação de recursos para pesquisas científicas para combater o COVID-19.

Uma conferência on-line sobre o assunto será realizada nesta segunda-feira (4). O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte; O presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, apoiaram a iniciativa em uma carta aberta publicada nos jornais neste fim de semana.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, também assinaram a carta, na qual os líderes expressaram seu apoio à Organização Mundial da Saúde, que os Estados Unidos têm criticado fortemente por sua gestão de crises.

Os recursos arrecadados “estimularão uma cooperação global sem precedentes entre cientistas e reguladores, indústria e governos, fundações e profissionais de saúde”, disseram os líderes. No entanto, eles também alertaram que será necessário mais dinheiro para fabricar e distribuir medicamentos “disponíveis, acessíveis e acessíveis” em todo o mundo.

“Se pudermos desenvolver uma vacina produzida pelo mundo, para todo o mundo, este será um bem público global único para o século 21”, acrescentaram. (AFP)

Comentários