Latam demitirá 1.400 funcionários
Crédito da foto: Márcio Lumpet / Divulgação Latam
A companhia aérea chileno-brasileira Latam Airlines anunciou na sexta-feira (15) que demitirá 1.400 funcionários de suas filiais no Chile, Colômbia, Equador e Peru, como resultado da drástica redução de suas operações devido à pandemia do novo coronavírus.
“Os impactos da Covid-19 são profundos e é inevitável reduzir o tamanho do grupo Latam para proteger sua sustentabilidade no médio prazo”, disse o diretor-executivo da companhia, Roberto Alvo, em comunicado divulgado pela empresa, que em abril tinha anunciado uma diminuição de 95% de suas operações.
Antes do lançamento do comunicado, circulava na mídia local um vídeo corporativo no qual Alvo anunciava a decisão aos 43 mil trabalhadores da empresa.
A companhia aérea, que surgiu da fusão da LAN chilena e da TAM brasileira, voava para 145 destinos em 26 países antes da pandemia e teve presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), as companhias aéreas da América Latina perderão 15 bilhões de dólares em receita este ano, na pior crise da história do setor. O plano de demissões da Latam se soma ao programa de aposentadoria voluntária, anunciado na semana passada pelo grupo, que prevê a saída de outras 800 pessoas nos seis países em que a empresa opera. (AFP)