Buscar no Cruzeiro

Buscar

Joias e cabelo de Maria Antonieta vão a leilão em Genebra

13 de Novembro de 2018 às 18:50

Na venda será também leiloado um anel de diamantes que contém uma mecha de cabelos da rainha. Crédito da foto: Daniel Leal-Olivas / AFP

Joias fabulosas de Maria Antonieta, entre elas um anel que contém uma mecha de cabelo da rainha, serão leiloadas na quarta-feira (14) em Genebra pela Sotheby's, após passarem mais de dois séculos escondidas do público.

Estas dez joias, que procedem de uma coleção da família Bourbon-Parma, deram a volta ao mundo nas últimas semanas e foram apresentadas em exposições públicas, que permitiram aos amantes da alta joalheria admirarem pela primeira vez estes objetos históricos.

A estrela da venda poderia ser um brinco de diamantes com uma pérola natural em forma de pera (26 mm x 18 mm), estimado entre 1 e 2 milhões de dólares.

Nos principais lotes da coleção há também brincos ornados de pérolas (entre 200.000 e 300.000 dólares) e um colar de pérolas, cujo preço vai até 70.000 dólares.

"É a venda do século XXI", declarou à AFP Andres White Correal, diretor de joias da Sotheby's, durante sua apresentação em Londres. É impossível que "alguma coisa seja melhor" do que o que pertenceu a Maria Antonieta. "E também porque não restam muitas de suas joias", acrescenta.

"É a venda do século XXI", declarou Andres White Correal, diretor de joias da Sotheby's. Crédito da foto: Daniel Leal-Olivas / AFP

Na venda será também leiloado um anel de diamantes que contém uma mecha de cabelos da rainha, avaliado em entre 8.000 e 10.000 dólares.

Maria Antonieta apreciava também a alta relojoaria, como demonstra um relógio de bolso cuja caixa carrega as iniciais MA e três flores-de-lis, avaliado em entre 1.000 e 2.000 dólares.

Antes de tentar fugir da França com Luís XVI e seus filhos, Maria Antonieta enviou suas joias a Bruxelas, e depois foram entregues a familiares na Áustria, sua pátria de origem. (Agnès Pedrero - AFP)

[irp posts="40031" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos