Buscar no Cruzeiro

Buscar

Japão e Estados Unidos querem acelerar discussões comerciais

28 de Junho de 2019 às 10:34

Donald Trump é recebido pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. Crédito da foto: Kim Kyung-Hoon / Pool / AFP (28/6/2019)

Japão e Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (28) na reunião de cúpula do G20 em Osaka em acelerar as discussões comerciais para reduzir o desequilíbrio bilateral, como deseja o presidente americano Donald Trump.

Trump se reuniu com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e os dois decidiram acelerar as negociações para obter resultados rapidamente, afirmou o ministro da Economia do Japão, Toshimitsu Motegi. O ministro japonês disse que teve uma conversa "franca" com o representante americano do Comércio, Robert Lighthizer, sobre os dois principais pontos de divergência: agricultura e o setor de automóveis. "Não há dúvidas de que aprofundamos as discussões", declarou Motegi, que prometeu fazer o diálogo avançar "com vigor".

Donald Trump, que visitou o Japão em maio, se mostrou otimista sobre a assinatura de um futuro acordo comercial entre a primeira e a terceira maior economia do mundo. Na ocasião criticou o "enorme desequilíbrio" entre os dois países e pediu relações "mais justas". (AFP)

[irp posts="136238" ]