Buscar no Cruzeiro

Buscar

Irmã Dulce será canonizada no domingo pelo papa Francisco

11 de Outubro de 2019 às 09:32

O processo que levou à canonização da freira foi o terceiro mais rápido da história. Crédito da foto: Divulgação

O papa Francisco canonizará, no próximo domingo (13), Irmã Dulce, que se tornará a primeira santa nascida no Brasil. Ela também será a 37ª santa brasileira, se forem considerados todos os santos que viveram aqui, mesmo que tenham nascido em outros países.

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador, na Bahia, mesmo local onde faleceu, em 13 de março de 1992.

O processo que levou à canonização da freira foi o terceiro mais rápido da história, acontecendo 27 anos após sua morte. Irmã Dulce faleceu em 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, ao lado de seus doentes. Ela ficou conhecida como “o anjo bom da Bahia” por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados.

Com a canonização de Irmã Dulce e de outros quatro novos santos, Francisco atinge a marca de 892 santos em seu pontificado. A celebração deve contar com 30 bispos que vão especificamente para o evento, além dos 58 bispos brasileiros que participam do Sínodo. (Estadão Conteúdo)