Buscar no Cruzeiro

Buscar

Índia volta a confinar milhões de pessoas

15 de Julho de 2020 às 00:01

Índia volta a confinar milhões de pessoas Serão 100 milhões de pessoas que voltarão ao confinamento. Crédito da foto: Tauseef Mustafa / AFP

A Índia anunciou ontem o retorno do confinamento de mais de 100 milhões de pessoas após o aumento dos casos de coronavírus. Diante da aceleração de contágios, as autoridades indianas se viram obrigadas a reimpor as medidas de confinamento no estado de Bihar, norte do país, onde vivem 120 milhões de pessoas, durante duas semanas a partir de quinta-feira (16).

No sul, os mais de 13 milhões de habitantes de Bangalore e sua região estão confinados desde ontem. Lá, o confinamento vai durar 10 dias.

A Índia é o segundo país de maior população do planeta e registra até o momento 23.727 mortes e 906.752 casos declarados de Covid-19, dados que registram forte aceleração.

Após um confinamento rígido em escala nacional determinado no fim de março, a Índia suspendeu a medida no início de junho para tentar reativar a economia do país, mas a multiplicação de focos obrigaram as autoridades a voltar a impor restrições.

Volta ao confinamento

A mesma situação acontece em outras zonas no mundo, onde a doença parecia sob controle. Nos Estados Unidos, o país mais afetado do planeta, com mais de 135.615 mortos e mais de 3,36 milhões de contágios, a Califórnia voltou a fechar na segunda-feira os estabelecimentos comerciais e locais públicos nos 30 condados mais atingidos do Estado, incluindo Los Angeles. (AFP)