Buscar no Cruzeiro

Buscar

Idosa de 96 anos é a primeira vacinada contra Covid-19 na Espanha

27 de Dezembro de 2020 às 08:33

"Não senti nada", disse Araceli Sánchez, ao tomar a vacina contra a Covid-19. Crédito da foto: Borja Puig de La Bella Casa/ la Moncloa/ AFP (27/12/2020)

Araceli Rosario Hidalgo Sánchez, de 96 anos, residente em uma casa de repouso de Guadalajara, região central da Espanha, se tornou, neste domingo (27),  a primeira pessoa do país a ser vacinada contra a Covid-19.

"Não senti nada", disse, sorridente, a idosa após receber a injeção e caminhar com a ajuda de um andador. Depois de Araceli, a segunda vacinada foi Mónica Tapias, funcionária do mesmo asilo.

A casa de repouso Los Olmos, de Guadalajara, foi escolhida para iniciar a vacinação na Espanha por sua proximidade com um centro de armazenamento do laboratório americano Pfizer, onde as vacinas chegaram no sábado (26) procedentes de uma fábrica do grupo farmacêutico na Bélgica. O local também foi escolhido porque não registra nenhum caso positivo de Covid-19 no momento.

As autoridades espanholas esperam vacinar até junho de 2021 entre 15 e 20 milhões de pessoas, de uma população de 47 milhões.

A Espanha foi um dos países da Europa mais afetados pela pandemia, com 50.000 mortes e mais de 1,8 milhão de casos, segundo o ministério da Saúde.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou, na segunda-feira (21), a vacina contra o coronavírus da Pfizer e do laboratório alemão BioNTech e os 27 Estados membros da União Europeia (UE) iniciam a vacinação neste domingo (27). (AFP)