Buscar no Cruzeiro

Buscar

Helicóptero da Nasa faz voo histórico em Marte

20 de Abril de 2021 às 00:01

Helicóptero da Nasa faz voo histórico em Marte O grande drone, de 1,8 quilo, ficou 39 segundos suspenso. Crédito da foto: AFP Photo / Nasa / JPL-Caltech / ASU

O helicóptero Ingenuity da Nasa fez um rápido voo ontem (19) em Marte e se tornou a primeira aeronave a motor a voar em outro planeta. A notícia foi recebida em meio a aplausos e gritos de alegria na sala de controle do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa na Califórnia.

“Já podemos dizer que os humanos fizeram voar um dispositivo motorizado em outro planeta!”, comemorou MiMi Aung, chefe do projeto do helicóptero. Às 7H34 GMT (4H34 de Brasília), o aparelho de 1,8 quilo se elevou três metros sobre a superfície marciana e pousou depois de 39,1 segundos.

“Está inclusive em melhor estado do que antes deste voo, se desfez um pouco do pó que cobria seus painéis solares e está produzindo mais energia solar inclusive do que antes”, informou à imprensa Bob Balaram, engenheiro-chefe do Ingenuity.

Os dados e imagens do voo autônomo foram transmitidos à Terra, a 278 milhões de quilômetros de distância, onde foram recebidos pelo conjunto de antenas da agência espacial americano e processados mais de três horas depois. Um curto vídeo do voo, filmado pelo rover Perseverance, que levou o Ingenuity até o planeta vermelho antes de se desligar, foi difundido antes do anúncio. O próprio helicóptero enviou uma foto em preto e branco, mostrando sua sombra sobre Marte.

Este curto voo representou um desafio técnico já que o ar marciano tem menos de 1% da pressão atmosférica da terrestre. Isso tornava muito mais difícil conseguir a elevação, apesar de que seria parcialmente ajudado por uma atração gravitacional que é de um terço a da Terra.

As equipes da Nasa tiveram que conceber um veículo ultraleve cujas pás girassem muito mais rápido do que um helicóptero normal para consegui-lo. Com seus quatro pés e duas pás superpostas (de 1,2 metro de comprimento), o Ingenuity parece um drone grande. (AFP)