Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guaidó considera o exército crucial para a queda de Maduro

31 de Janeiro de 2019 às 09:14

Guaidó Guaidó tem apoio dos Estados Unidos e de vários países da América Latina - Foto: Yuri Cortez/AFP

O apoio do exército venezuelano é "crucial" para os esforços de derrubar o presidente Nicolás Maduro, afirma o líder da oposição, Juan Guaidó, em um artigo publicado no jornal The New York Times. O presidente da Assembleia Nacional afirma que teve reuniões secretas com integrantes das forças de segurança e que a maioria concorda que o 'status quo' não pode continuar.

"A retirada de apoio por parte dos militares de Maduro é crucial para permitir uma mudança no governo e a maioria dos que estão em serviço concorda que os últimos problemas do país são insustentáveis", escreveu Guaidó.

"A transição exigirá o apoio de contingentes militares chaves. Tivemos reuniões clandestinas com membros das Forças Armadas e das forças de segurança". A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, tuitou um link para o artigo de opinião de Guaidó ao lado da frase: "Estados Unidos estão com o povo da Venezuela".

[irp posts="71125" ]

 

O líder opositor se autoproclamou presidente interino na semana passada, argumentando que a reeleição de Maduro era ilegítima e que ele, como presidente da Assembleia Nacional, era o responsável por assumir o poder, segundo a Constituição.

Rapidamente ganhou o apoio dos Estados Unidos e de vários países da América Latina. Seis dos principais países da União Europeia deram um ultimato a Maduro para que convoque novas eleições até domingo. Em caso contrário, devem reconhecer Guaidó.

A Venezuela enfrenta um colapso econômico no governo de Maduro, marcado pela hiperinflação e escassez de produtos de primeira necessidade, como alimentos e remédios. Quase 2,3 milhões de cidadãos abandonaram o país. (AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos