Buscar no Cruzeiro

Buscar

Governo britânico anuncia plano para o setor cultural

07 de Julho de 2020 às 00:01

Governo britânico anuncia plano para o setor cultural Crédito da foto: AFP

O governo de Boris Johnson investirá quase US$ 2 bilhões para “resgatar” teatros, galerias de arte, salas de concerto e cinemas independentes, um salva-vidas que o setor cultural britânico, muito afetado pela pandemia de coronavírus, acolheu com alívio.

É “o maior investimento de uma única vez realizado na cultura britânica”, afirmou o executivo em comunicado.

E vem após a multiplicação nas últimas semanas de pedidos cada vez mais desesperados de ajuda do setor criativo muito dinâmico do país. O setor alertou para o risco de perder milhares de empregos

Na quinta-feira passada, cerca de 1.500 grandes nomes da música britânica, de Ed Sheeran e Annie Lennox ao grupo Rolling Stones, passando por Paul McCartney e Depeche Mode, escreveram uma carta aberta ao ministro da Cultura, Oliver Dowden, para pedir uma ação.

A maior parte do “pacote de resgate” de 1,57 bilhão de libras (1,96 bilhão de dólares) irá para instituições culturais na Inglaterra na forma de doações (880 milhões de libras) e empréstimos (279 milhões de libras), anunciou o governo. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte receberão 97 milhões, 59 milhões e 33 milhões de libras respectivamente, acrescentou. (AFP)