Buscar no Cruzeiro

Buscar

Google disponibiliza ferramenta de videoconferência para todos

30 de Abril de 2020 às 00:01

Google disponibiliza ferramenta de videoconferência para todos Ferramenta ficará disponível gratuitamente durante a pandemia. Crédito da foto: Divulgação

Google anunciou ontem que disponibilizou ao público geral seu aplicativo profissional de videoconferência, em um momento em que milhões de pessoas confinadas utilizam a internet para se comunicar durante a pandemia. Para ter acesso é preciso ter conta Google (Gmail) ou uma “identidade Google”

O Google Meet estava até agora reservado a clientes profissionais, cerca de 6 milhões de empresas e organizações que usam G-Suite, a variedade de ferramentas do Google para empresas.

Meet estará disponível “para todos os usuários do mundo”, afirmou à AFP o vice-presidente do G-Suite, Javier Soltaro.

O uso de aplicativos de chamadas de vídeo explodiu desde março devido à pandemia de Covid-19 e ao subsequente confinamento de milhões de pessoas.

Muitos se voltaram para o Zoom, que teve problemas de segurança como roubo de dados e assédio por indivíduos que se intrometem em reuniões sem ter sido convidados, um fenômeno batizado como “Zoombombing”.

O Google Meet reúne três milhões de novos usuários diários todos os dias desde o início de abril e seu uso cotidiano se multiplicou por 30 desde janeiro, segundo dados publicados pela divisão “cloud” (armazenamento de dados à distância) do gigante da internet.

O Google Meet, que já propôs opções como dividir a tela ou usar legendas em tempo real para pessoas surdas, vai adicionar novos formatos de visualização como a apresentação em mosaico dos participantes, disse Soltaro.

O modo “mosaico” foi popularizado nas últimas semanas pelo Zoom, um software americano projetado para empresas que se estendeu rapidamente ao público geral, e que foi amplamente adotado para conversas à distância, mas também cursos de yoga, cerimônias religiosas ou cursos escolares.

Teams, da Microsoft, reagiu acrescentando opções semelhantes. O Facebook lançou na sexta-feira um novo aplicativo, o Messenger Rooms, que permitirá encontrar amigos em “salas” virtuais. (AFP)