Exterior

Furacão de categoria 3 se aproxima do Havaí e pode tocar ilhas

O Centro de Furacões do Pacífico Central pediu que o arquipélago acompanhe de perto a evolução do fenômeno
Imagem da NASA mostra a formação do furacão Lane. Crédito da foto: Nasa/ AFP

Um furacão de categoria 3, em uma escala de 1 a 5, se dirige ao Havaí e poderia tocar algumas ilhas do arquipélago americano nos próximos dias, alertou nesta segunda-feira (20) o Centro de Furacões do Pacífico Central (CPHC).

“O furacão Lane poderia ser uma ameaça para várias ilhas do Havaí esta semana”, indicou o CPHC em um boletim às 05H00 locais (12H00 em Brasília), pedindo que o arquipélago acompanhe de perto a evolução desta formação.

Leia mais  Inundações na Índia deixam 400 mortos, aponta novo balanço das autoridades

Se for confirmada “a previsão atual da trajetória”, poderia ser emitido um alerta por tempestade tropical ou furacão na segunda-feira à noite para regiões do Havaí, acrescentou o centroLane se movia a 22 km/h, com ventos de 205 km/h em média, que deveriam se manter assim até terça-feira de manhã. Na segunda-feira de manhã, estava a 1.000 quilômetros de Hilo, uma cidade na costa leste da ilha principal do arquipélago.

O Havaí já foi ameaçado em agosto por um furacão grande. Hector, que atingiu a categoria 4, acabou passando longe da Ilha Grande, mas de todos os modos causou grandes ondas em algumas partes da costa. (AFP) 

Leia mais  Embaixada dos EUA em Ancara é atacada a tiros
Leia mais  China apresenta robôs médicos, professores e guerreiros

 

Comentários

CLASSICRUZEIRO