Buscar no Cruzeiro

Buscar

Facebook deixa de fornecer dados para Hong Kong

07 de Julho de 2020 às 00:01

Facebook deixa de fornecer dados para Hong Kong Crédito da foto: Marcello Casal Jr / Arquivo Agência Brasil

O Facebook e seu serviço de mensagens WhatsApp anunciaram ontem que não vão mais responder a pedidos do governo e das autoridades de Hong Kong por informações de seus usuários. Esta decisão será aplicada “enquanto se aguarda uma nova avaliação” da recente lei de segurança nacional imposta pela China em Hong Kong, informaram as duas redes sociais em comunicados separados. Isso permitirá uma “avaliação rigorosa e consulta com especialistas em direitos humanos” sobre a situação no território, explicaram.

Hong Kong, ex-colônia britânica, foi devolvido à China em 1997 sob um acordo que lhe garantia certas liberdades, incluindo acesso livre à Internet, ao contrário da China continental, onde, por exemplo, Google, Twitter e Facebook são bloqueados.

Mas na semana passada, o Parlamento chinês adotou uma legislação sobre a segurança nacional de Hong Kong, abrindo caminho para mudanças radicais e a um potencial autoritarismo.

O texto adotado pelo regime comunista de Pequim visa reprimir a subversão, a secessão, o terrorismo e o conluio com forças estrangeiras, em resposta ao movimento de contestação lançado no ano passado contra o poder central na antiga colônia britânica. (AFP)