Buscar no Cruzeiro

Buscar

EUA têm plano para reabertura gradual

18 de Abril de 2020 às 00:01

EUA têm plano para reabertura gradual Presidente Trump diz que reabertura será feita em três fases. Crédito da foto: Jim Watson / AFP

O presidente Donald Trump apresentou um plano para reabrir os Estados Unidos gradualmente. “Nossa equipe de especialistas agora concorda que podemos iniciar uma nova frente nesta guerra, que chamaremos de ‘reabertura dos Estados Unidos’”, disse Trump, em um momento em que a pandemia deixa mais de 31.000 mortos no país.

Trump afirmou emitirá um guia para dar aos governadores poder de decisão, dependendo do número de casos. “Nossa abordagem delineará três fases para restaurar nossa vida econômica. Não vamos reabrir uma vez, mas em um cuidadoso processo passo a passo, e alguns estados poderão abrir antes de outros”, afirmou o presidente. A progressão de uma fase para outra, vai depender da evolução da doença no país.

Desde meados de março, mais de 22 milhões de pessoas solicitaram auxílio-desemprego e, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia americana vai recuar 5,9% em 2020. Com o anúncio feito por Trump o mercado reagiu positivamente.

Trump garantiu que os governadores e não a Casa Branca serão responsáveis por tomar a decisão.

“Se eles precisarem permanecer fechados, permitiremos que o façam. Se acharem que é hora de reabrir, daremos a eles a liberdade e a orientação necessárias”, declarou.

Segundo o plano, apresentado previamente aos governadores, Trump tentará o retorno gradual da população ao espaço público, mas sem fixar uma data.

Dependendo da região e do nível de contágio, as pessoas poderão voltar a eventos públicos e a realizar viagens.

Mas inclusive na terceira e última fase do plano, que a assessora científica do governo Deborah Birx chamou de “nova normalidade”, a Casa Branca seguirá recomendando medidas de higiene adicionais. Também haverá diretrizes para se enfrentar um eventual retorno da epidemia. (AFP)