Buscar no Cruzeiro

Buscar

EUA recuam e ampliam medidas de isolamento

08 de Julho de 2020 às 00:01

EUA recuam e ampliam medidas de isolamento Crédito da foto: Stephanie Keith / Getty Images / AFP

O número de novas infecções por coronavírus nos Estados Unidos nos primeiros seis dias de julho se aproximou de 300 mil e levou Estados e cidades a impor novamente o fechamento e ampliar medidas de distanciamento social, além de obrigar o uso de máscaras. Os EUA registraram 2,9 milhões de casos de coronavírus até o momento e pelo menos 127 mil pessoas morreram em todo o país. Os americanos tiveram mais que o dobro de mortes relatadas que qualquer outro país e representam quase um quarto de todas as mortes atribuídas ao vírus no mundo.

Após um fim de semana do Dia da Independência, que atraiu grandes multidões para exibições de fogos de artifício e produziu cenas de americanos bebendo e festejando sem máscaras, as autoridades de saúde alertaram que os hospitais estão ficando sem espaço e a infecção está se espalhando de modo desenfreado. Os EUA “ainda estão até os joelhos na primeira onda” da pandemia, disse Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

Fauci observou que a Europa conseguiu combater o vírus e agora está lidando com pequenos focos de infecção na reabertura. Os EUA, porém, “nunca chegaram a conter a curva e agora os casos estão voltando à tona”, disse Francis Collins, diretor dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

Apesar da alegação do presidente Donald Trump de que 99% dos casos de coronavírus serem “inofensivos”, Arizona e Nevada relataram seus maiores número de internações relacionadas ao coronavírus nos últimos dias. As médias de 7 dias em 12 Estados atingiram novos picos, com os maiores aumentos em Virgínia Ocidental, Tennessee e Montana. (Estadão Conteúdo)