Buscar no Cruzeiro

Buscar

EUA promete US$185 milhões em ajuda para rohingyas de Mianmar

24 de Setembro de 2018 às 17:52

 

ONU acusa governo de promover limpeza étnica contra os muçulmanos rohingya,. Crédito da foto: Arquivo/ AFP / Adib Chowdhury

 

Os Estados Unidos prometeram nesta segunda-feira US$ 185 milhões para ajudar os refugiados rohingya que fugiram de uma ofensiva do Exército em Mianmar no ano passado e estão abrigados em campos em Bangladesh.

A embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, anunciou o novo financiamento para alimentos, água, assistência médica e outras ajudas críticas durante uma reunião ministerial sobre a crise em Mianmar, à margem da reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York.

A ONU, juntamente com os Estados Unidos e seus aliados ocidentais, acusaram as forças armadas de Mianmar de empreender uma campanha de limpeza étnica contra os muçulmanos rohingya, a quem são negados direitos de cidadania em Mianmar. Mais de 700.000 rohingya se refugiaram em Bangladesh, com medo de retornar a Mianmar, majoritariamente budista, apesar de um acordo de repatriação entre os dois países.

O chefe do Exército de Mianmar, Min Aung Hlaing, foi citado em um jornal na segunda-feira dizendo a suas tropas que nenhum país, organização ou grupo tem o "direito de interferir e tomar decisões sobre a soberania de um país". (AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos