Buscar no Cruzeiro

Buscar

EUA e Talibã assinam histórico acordo para retirar tropas americanas do Afeganistão

29 de Fevereiro de 2020 às 11:37

EUA e Talibã assinam histórico acordo para retirar tropas americanas do Afeganistão O negociador americano Zalmay Khalilzad e o líder político do Talibã, Abdul Ghani Baradar, assinaram o acordo. Credito da foto: AFP/ Karim Jaafar

 

Os Estados Unidos e o Talibã assinaram, neste sábado (29), um acordo histórico em Doha. A medida significará o início da retirada total das tropas americanas do Afeganistão e das negociações de paz para encerrar 18 anos de guerra.

O negociador americano, Zalmay Khalilzad, e o líder político do Talibã, Abdul Ghani Baradar, assinaram o texto e selaram seu acordo com um aperto de mão. A atitude foi recebida com aplausos da parte dos presentes.

[irp posts="139577" ]

 

Haverá uma redução inicial de tropas para 8.600, dentro de 135 dias a partir da assinatura do acordo. Então, os Estados Unidos e seus parceiros “concluirão a retirada de suas forças restantes do Afeganistão dentro de 14 meses”, afirma a declaração.

O acordo de Doha prevê que milhares de tropas americanas deixem o Afeganistão em um plano em etapas. O acordo acontece após mais de 18 anos em troca de vários compromissos de segurança assumidos pelos insurgentes e uma promessa de manter conversações com o governo em Cabul. (AFP)