Buscar no Cruzeiro

Buscar

Espanhóis saem para passear e parte do mundo inicia desconfinamento

02 de Maio de 2020 às 18:23

Máscara de proteção será obrigatória nos transportes públicos na Espanha Pessoas caminham em calçadão de praia em Barcelona. Crédito da foto: Pau Barrena / AFP (2/5/2020)

Os espanhóis saíram para passear ou praticar esportes neste sábado (2), após 48 dias trancados em suas casas. Já o desconfinamento da população em outras partes da Europa e dos Estados Unidos começou com cautela, à medida que a pandemia do novo coronavírus começa a perder força.

Nesse processo de desconfinamento progressivo, os espanhóis serão "obrigados" a usar uma máscara protetora nos transportes públicos a partir da próxima segunda-feira (4). O objetivo é evitar um novo surto da covid-19.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. "A partir de segunda-feira, dia 4, quem usar o transporte público precisará usar uma máscara", afirmou o chefe do governo.

Recomendado

Até agora, as autoridades espanholas consideravam o uso dessa proteção "altamente recomendado". De acordo com Sánchez, na segunda-feira, o Executivo espanhol distribuirá seis milhões de máscaras em todo país, na entrada das estações de trem, de metrô e terminais de ônibus.

Espanhóis saem para passear e parte do mundo inicia desconfinamento Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Crédito da foto: AFP / La Moncloa / Borja Puig de la Bellacasa (2/5/2020)

Além disso, outras sete milhões serão enviadas para municípios e regiões, e 1,5 milhão, para organizações como a Cruz Vermelha, para que ajudem na distribuição.

Um dos países mais afetados pela nova pandemia de coronavírus com mais de 25 mil mortes, a Espanha iniciou neste fim de semana um progressivo e prudente desconfinamento.

Severas restrições

Desde 14 de março, o país vive sob severas restrições para conter o coronavírus. Desde o último domingo, crianças menores de 14 anos já tinham o direito de passear acompanhadas por um adulto.

[irp posts="245704" ]

 

A partir deste sábado, todos os espanhóis puderam sair, com restrições, para caminhar, ou praticar esportes. Até agora, os espanhóis só podiam sair de casa para ir trabalhar - caso não fosse possível o trabalho remoto -, comprar comida, ir à farmácia, ao médico, ou fazer pequenos passeios com os cães. O desconfinamento do país entrará em sua primeira fase em 11 de maio.

As lojas, à exceção de shopping centers, poderão abrir, assim como as varandas e terraços de bares e restaurantes, mas sob condições estritas. O desconfinamento gradual vai durar até fim de junho e dependerá da evolução da pandemia. (AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos