Exterior

Espanha ameaça votar contra acordo para Brexit, por causa de Gibraltar

Se os documentos não forem alterados até domingo (23), "a Espanha votará não", alertou Sánchez
Se os documentos não forem alterados até domingo (23), “A Espanha votará não”, alertou Sánchez – FOTO: AFP / CRISTINA QUICLER

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse nesta terça-feira que seu país irá votar contra o acordo para o Brexit – como é conhecido o processo para a retirada do Reino Unido da União Europeia – se o futuro do território de Gibraltar não for considerado um assunto bilateral entre Madri e Londres.

No fim da semana passada, o Reino Unido e a UE fecharam um acordo provisório de 585 páginas e uma declaração menos detalhada, de sete páginas, sobre suas relações futuras. Ambos precisam ser aprovados por líderes europeus durante uma reunião de cúpula marcada para o fim de semana.

Se os documentos não forem alterados até domingo (23), “A Espanha votará não”, alertou Sánchez durante fórum empresarial organizado pela revista britânica The Economist em Madri.

A Espanha é o único entre 27 países que manifestou oposição ao acordo, por considerar incerta a forma como será tratada a questão de Gibraltar, território britânico localizado no extremo sul da Península Ibérica. Fonte: Associated Press. (Agência Estado)

Comentários