Buscar no Cruzeiro

Buscar

Embaixada dos EUA em Ancara é atacada a tiros

20 de Agosto de 2018 às 08:17

Ataque aconteceu na cidade de Ancara, capital da Turquia - Foto: STR/AFP

Um ou vários indivíduos atiraram nesta segunda-feira (20) contra a embaixada dos Estados Unidos em Ancara, sem provocar vítimas, anunciaram as autoridades turcas. Os tiros foram disparados a partir de um automóvel às 5H30 (23H30 de Brasília, domingo). "Podemos confirmar que um incidente da área de segurança aconteceu esta manhã", afirmou à AFP David Gainer, porta-voz da embaixada americana.

O incidente aconteceu em um momento de grande tensão entre Estados Unidos e Turquia. Após a detenção por 18 meses e depois a prisão domiciliar de um pastor americano, Washington, que exige a libertação do religioso, anunciou sanções contra Ancara, que respondeu de modo imediato. "O ataque contra a embaixada dos Estados Unidos é uma provocação evidente", reagiu Ömer Celik, ex-ministro para Assuntos Europeus e atual porta-voz do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no poder).

[irp posts="8528" name="Erdogan diz que Turquia boicotará eletrônicos dos EUA"]

As sanções americanas provocaram uma forte desvalorização da lira turca. Antes da festa muçulmana do sacrifício, o presidente Recep Tayyip Erdogan divulgou um comunicado nesta segunda-feira: "Não há nenhuma diferença entre os ataques contra nossa economia e os que têm como objetivo nossa bandeira ou nosso pedido de oração". "Os que pensam que podem nos fazer ceder com as cotações das divisas verão em breve o seu erro", completou. (AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos