Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dois projetos de vacina contra a Covid-19 'produzem resposta imune'

20 de Julho de 2020 às 13:23

Dois projetos de vacina contra a Covid-19 'produzem resposta imune' Laboratório para produção de vacina. Crédito da foto: Joel Saget / AFP (10/7/2020)

Dois projetos de vacina contra a Covid-19 - um britânico e outro chinês - mostraram-se seguros para os pacientes e produziram resposta imunológica. Os resultados dos ensaios clínicos foram publicados nesta segunda-feira (20) na revista médica The Lancet.

O primeiro, desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, gerou "uma forte resposta imunológica" em um ensaio realizado com mais de 1 mil pacientes. O segundo, apoiado pela Cansino Biologics, provocou uma forte reação de anticorpos em outro ensaio na maioria de seus cerca de 500 participantes, completa a revista.

Esses ensaios clínicos ainda estão em fase preliminar (fase 1/2 e fase 2). A sua eficácia ainda deve ser comprovada em um ensaio de fase 3, com um número maior de participantes, antes de considerar sua comercialização em larga escala.

Corrida contra o tempo

Apesar disso, esses resultados foram muito esperados, pois vários pesquisadores e laboratórios de todo mundo disputam uma corrida contra o tempo para encontrar uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19.

[irp posts="272204" ]

 

"Se nossa vacina se mostrar eficaz, é uma opção promissora, já que este tipo de vacina pode ser fabricada facilmente em grande escala", comentou Sarah Gilbert, pesquisadora da Universidade de Oxford. A vacina de Oxford e a do CanSino são baseadas em um adenavírus modificado, que não se replica, o que as torna mais seguras, especialmente para os pacientes mais frágeis.

Nenhum desses dois ensaios gerou graves efeitos indesejáveis. Os efeitos colaterais mais observados foram febre, fadiga e dor no local de injeção da vacina. (AFP)